sábado, 14 de abril de 2012

Pratos rectangulares - Carlos Vizeu

CMP* associa-se hoje à homenagem ao ceramista Carlos Vizeu (1925-2012), recentemente desaparecido, prestada pelo blogue Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém.
Com formação em escultura pela Escola de Superior de Belas-Artes de Lisboa, Carlos Vizeu inicia trabalho em nome individual no final dos Anos 40, estabelecendo-se com atelier próprio, na Serra de Sintra, em 1950.
Embora escultor de formação, desenvolve em muitas das suas peças, experiências plásticas de grande eficiência pictórica, usando a cor e tirando partido das características matéricas dos esmaltes, como pode observar-se nos dois pratos com decoração abstracta, abaixo reproduzidos, provavelmente datados de finais da década de 60, inícios de 70.


Carlos Vizeu - prato. © CMP
Carlos Vizeu - prato. © CMP
Carlos Vizeu - prato. © CMP
Carlos Vizeu - prato. © CMP
Carlos Vizeu - prato. © CMP

Regra geral estas peças aparecem marcadas no tardoz com o punção "Carlos Vizeu" e "Made in Portugal", no caso das peças de carácter mais autoral, normalmente são datadas e assinadas à mão.


Carlos Vizeu - prato, marca de fabrico. © CMP


Ainda que em pequena escala (medem c.20 x 14 x 3 cm)  estes pratos apresentam uma gramática decorativa claramente subsidiária das experiências pictóricas gestualistas, levadas a cabo nas décadas de 40 e 50. 
Tanto o Informalismo francês como o Expressionismo Abstracto em Nova Iorque, implementam processos de trabalho que envolvem o corpo e a sua expressão através do movimento.
Embora Picasso (1881-1973), sempre recusasse os trilhos da abstracção, ao longo do tempo a sua pintura adquiriu um forte carácter gestual, onde o vigor do traço é impresso pelo impulso do movimento.
Este acto é encenado para a fotografia, nas imagens captadas por Gjon Mili (1904-1984), em 1949.
Picasso desenha no espaço, envergando uma lanterna em vez de pincel, transforma o gesto em rasto de luz efémero, eternizado pelo fotógrafo da LIFE.
Algumas destas imagens foram realizadas, como se pode ver abaixo,  na oficina de cerâmica Madoura, em Vallauris, onde o pintor havia começado a trabalhar em 1947.


Pablo Picasso, desenhando com luz , 1949. Foto de Gjon Mili. LIFE

Em Nova Iorque, os chamados Expressionistas Abstractos, ainda que herdeiros da tradição europeia, consubstanciam o primeiro movimento artístico de raiz americana, desempenhando um papel fundamental no estabelecimento da cidade como capital cultural do Ocidente, na segunda metade do século XX.
Jackson Pollok (1912-1956) é talvez o melhor exemplo da Action Painting, recorrendo ao uso de técnicas como o dripping, onde os pingos de tinta e os escorridos decorrentes da acção sobre a tela, dão corpo à expressão pictórica.
O trabalho do pintor, normalmente executado em privado, foi registado em filme pelo fotógrafo alemão Hans Namuth (1915-1990), em 1950.





Jackson Pollock, No. 7, 1950. MUMOK

Entre os pintores da chamada Escola de Paris, o Informalismo prospera após a Guerra, o Tachisme (da expressão francesa tache, que significa mancha) assume um lugar preponderante na produção artística francesa. 
O nome mais mediatizado desta tendência é Georges Mathieu (n.1921), que, explorando uma caligrafia abstracta de larga escala, muitas vezes executada perante uma audiência, põe em evidência a dimensão performativa da pintura.
A execução é rápida, intuitiva, usando a tinta directamente aplicada com o tubo, tirando partido de resultados circunstanciais.

Georges Mathieu, pintando, c.1950.

Georges Mathieu, Hommage á la Mort, 1950.

Estas tendências artísticas, dominantes na arte ocidental durante os anos imediatamente seguintes à Segunda Guerra Mundial, vão reflectir-se mais tarde nas artes decorativas, especialmente na produção cerâmica das décadas de 60 e 70, dando lugar a peças onde as propriedades plásticas dos pigmentos e dos vidrados são muitas vezes exploradas, incorporando as leis do acaso.
Tirando partido de uma gramática decorativa abstracta, os ceramistas jogam com as possíveis transmutações ocorridas durante a cozedura e vitrificação.
Estes efeitos casuísticos, causadas pelos mais diversos factores, desde o excesso de oxigénio às variações de temperatura, são transformados em mais-valias plásticas na criação de objectos irrepetíveis.


2 comentários:

  1. Temos indicações que este autor também passou ou colaborou com a FLS. A investigar a sua passagem por cá. CP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro CP,
      mais uma vez muito obrigada pela adenda. Sem dúvida, a investigar.
      Saudações,
      CMP*

      Eliminar