Continuando a publicação de figuras de tipos populares portugueses da autoria de Fernando da Ponte e
Sousa (1902-1990), para a SECLA, nos Anos 50, acrescentamos mais uma figura feminina.
Desta vez uma nazarena peixeira, de modo a complementar a publicação anterior, sobre as mulheres da Nazaré.
Outras figuras da mesma série:
Nesta peça, as roupagens coloridas, com fortes padrões gráficos, contrastam com a capa e o chapéu negros. A figura é representada sentada no chão, como era usual, e o peixe, dentro de uma selha, é sobredimensionado, de modo a reforçar o sentido caricatural.
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, c.1955, SECLA. © CMP |
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, c.1955, SECLA. © CMP |
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, detalhe, SECLA. © CMP |
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, detalhe, SECLA. © CMP |
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, marca, SECLA. © CMP |
À semelhança de outras, esta figura foi produzida em várias variações cromáticas, sendo o desenho dos padrões e escolha das cores, da responsabilidade dos pintores. As peças apresentam as marcas da SECLA e algumas vezes também a assinatura do pintor responsável pela execução.
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, c.1955, SECLA. Etsy
|
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, c.1955, SECLA. © CMP
|
|
Fernando da Ponte e Sousa - Nazarena, marca, SECLA. © CMP |
A simplificação das formas, demonstra uma observação atenta da realidade. Essa capacidade de sintetização, particularmente desenvolvida por Ponte e Sousa nesta série de figuras, não é conseguida com o mesmo grau de eficiência em todas as peças. Enquanto nas
nazarenas anteriormente apresentadas, ela é levada ao extremo, neste caso, o traje e a postura aproximam-se mais de outras figuras de vendedeiras da mesma série, reproduzindo poses e gestos característicos destas actividades.
|
Nazaré, peixeiras. Fotógrafo desconhecido. |
|
Grupo de Nazarenas. Fotógrafo desconhecido. eBay |
As figuras de varinas ou peixeiras da Nazaré foram exploradas por vários autores, tanto na SECLA como em outras fábricas.
Como vimos
aqui, a Fábrica de Loiça de Sacavém, abordou a temática segundo a linguagem moderna de Maria de Lourdes Castro (n.1934). Estas figuras, tal como as de Ponte e Sousa, não têm rosto, concentrando toda a expressividade no gesto e movimentos do corpo, no entanto, nas peças de Sacavém, não encontramos a dimensão caricatural ou os traços de
cartoon que caracterizam as peças da SECLA.
|
Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Peixeira (Nazarena) A-27. © JMPF |
Sem comentários:
Enviar um comentário