sexta-feira, 13 de maio de 2016

A marca LUFAPO

No âmbito da reconversão da indústria cerâmica portuguesa após a II Guerra Mundial, foi reformulada a marca LUFAPO, resultando de uma operação de modernização da imagem e da produção, levada a cabo pela Companhia das Fábricas Cerâmica Lusitânia. 



Painel publicitário da Lufapo, situado nas imediações da Estação Velha, em Coimbra, recentemente retirado pela Câmara Municipal. Muito gostaríamos de saber qual o destino que lhe está reservado. © CMP


A Cerâmica Lusitânia foi fundada por Sylvain Bessière, em 1890, em Lisboa, na zona de Picoas, tendo sido deslocalizada para Estrada do Arco do Cego, provavelmente devido a uma monumental encomenda de tijolos de barro maciço, destinada à construção da Praça de Touros do Campo Pequeno, inaugurada em 1892. Segundo Isabel Cameira, autora de um opúsculo sobre a história da fábrica, esta deslocalização deveu-se ao facto de naqueles terrenos se encontrarem veios de barro de excelente qualidade e também à antevisão do proprietário da importância estratégica que aquela região teria para o desenvolvimento urbanístico da cidade, o que na realidade se veio a verificar.
Durante a década de 1920, após a morte do fundador e já sob a designação de Companhia das Fábricas Cerâmica Lusitânia, a empresa entra num período de enorme expansão, criando várias unidades de produção dedicadas a produtos diferenciados, nas imediações do edifício mãe. A partir de 1929, apesar da crise financeira internacional e das suas repercussões no mercado interno, a CFCL adquire várias unidades fabris em falência e funda novas dependências um pouco por todo o país. Para mais detalhes sobre esta expansão, ver as publicações de Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém, de 1-IX-12  e 6-III-11.


LUFAPO - caixa, 11 cm de altura. © CMP


LUFAPO - caixa, 11 cm de altura. © CMP


LUFAPO - caixa, marca. © CMP

Após a aquisição das unidades fabris de Coimbra, em 1929, e de Massarelos, em 1936, aparecem as marcas Lusitânia|Coimbra e Lusitânia|Massarelos, sofrendo várias variações de forma ao longo do tempo.

Em catálogos de finais da década de 1930 a Companhia apresentava assim as suas secções:

  • Produtos de barro vermelho (telhas, tijolos, etc.), das fábricas de Lisboa
  • Produtos de barro vermelho, das fábricas de Coimbra.
  • Produtos em barro vermelho das fábricas, de Setúbal e Montijo.
  • Produtos em barro vermelho, da fábrica de Algôs.
  • Produtos de olaria.
  • Produtos refractários, das fábricas de Lisboa.
  • Produtos refractários, das fábricas de Coimbra.
  • Manilhas e acessórios em grés, das fábricas de Lisboa e Coimbra.
  • Ladrilhos hidráulicos, das fábricas de Lisboa, Coimbra e Porto.
  • Azulejos em pasta calcária, das fábricas de Lisboa | Azulejos em pó de pedra, das fábricas de Lisboa e Coimbra.
  • Mosaicos cerâmicos, das fábricas de Coimbra.
  • Louças sanitárias em porcelana, faiança e em grés porcelana, das fábricas de Coimbra.
  • Louças em porcelana para cozinha e mesa, das fábricas de Coimbra.
  • Louças em porcelana para electricidade, das fábricas de Coimbra.
  • Cromagem, fundição e acessórios de ferro, metal e madeira para todos os nossos produtos da fábrica «Junqueira», Lisboa.
  • Louças em faiança fina, das fábricas de Coimbra e Porto (Massarelos).


Publicidade às fábricas LUFAPO, revista A Arquitectura Portuguesa e Cerâmica e Edificação, 1953© CMP



A designação LUFAPO é construída a partir das palavras LUsitânia, FAianças e POrcelanas, tendo surgido em meados da década de 1940. A fábrica, com sede em Coimbra, situava-se no Loreto, nas imediações da Estação Velha, no edifício onde hoje está instalado o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, existindo ainda alguns edifícios pertencentes ao antigo Bairro da Lufapo.
Segundo campanha publicitária publicada na revista A Arquitectura Portuguesa e Cerâmica e Edificação, a marca LUFAPO será relançada em 1955, sendo redesenhada e aplicada em louça de design moderno, mantendo-se as marcas Lusitânia e Massarelos, usadas nos modelos tradicionais. É criado um novo logotipo, triangular, com um desenho actualizado, de maior escala e melhor legibilidade do que os anteriores.


Logotipo LUFAPO, criada em 1955. © CMP



Conhecem-se também peças modernas marcadas LUFAPO|Massarelos, com a marca mais antiga, onde a palavra Lusitânia foi substituída por LUFAPO. Como é o caso do prato reproduzido abaixo.


Prato marcado LUFAPO|Massarelos © HPS



Marca LUFAPO|Massarelos © HPS


As peças de faiança decorativa ou utilitária onde que a nova marca é aplicada, são normalmente decoradas com cores fortes e contrastantes, possuindo um enorme apelo gráfico. As formas são curvilíneas, por vezes aproximando-se das freeforms típicas da década de 1950, outras vezes mais conservadoras, retomando modelos anteriores onde são ensaiadas novas decorações. Regra geral, demonstram fortes influências da produção alemã da mesma época, como já acontecia durante o período entre as Guerras.
Para além das visitas a feiras internacionais, de onde vinham muitos dos modelos de referência, outra importante fonte eram as publicações, em especial revistas inglesas, como a Pottery Gazette, existentes nas mais importantes fábricas portuguesas. Abaixo, dois Reference Books da Pottery Gazette, encontrados na fábrica LUFAPO, como pode constatar-se pelo carimbo.


Pottery Gazette & Glass Trade Review: Reference Book and Directory, 1958 e 1966. eBay


O jarro nas imagens abaixo foi produzido com várias decorações, algumas recuperando os escorridos típicos da produção da Lusitânia, de entre as Guerras, e aparece muitas vezes acompanhado de um conjunto de copos.


LUFAPO - jarro, 31,5 cm de altura. Colecção particular. © CMP

LUFAPO - jarro, 31,5 cm de altura. Colecção particular. © CMP

LUFAPO - jarro, marca. Colecção particular. © CMP

LUFAPO - jarro, 31,5 cm de altura. Colecção particular. MdS


LUFAPO - jarra, c.30 cm de altura. Colecção particular. © CMP

LUFAPO - jarra, c.30 cm de altura. Colecção particular. © CMP



LUFAPO - jarra, marca. Colecção particular. © CMP



Nestas peças, as decorações são aplicadas manualmente, estampilhadas a aerógrafo ou a pincel. Algumas delas são pintadas com desenhos geometrizados, estilizados, criados para o efeito, estando assinadas pelo respectivo pintor. Sobre estes pintores não possuímos informação, pelo que qualquer adenda será muito bem-vinda.



LUFAPO - prato decorado com galo © CMP


LUFAPO - prato decorado com galo, marca e assinatura do pintor. © CMP





LUFAPO - floreira, c. 30 cm de altura. Colecção particular. © CMP

LUFAPO - floreira, c. 30 cm de altura. Colecção particular. © CMP

LUFAPO - floreira, c. 30 cm de altura. Colecção particular. © CMP

LUFAPO - floreira, marca. Colecção particular. © CMP



Sabe-se que a marca LUFAPO foi usada em louças domésticas e decorativas, louças sanitárias, louças electro-técnicas, azulejos lisos e decorados, mosaicos cerâmicos, ladrilhos hidráulicos, grés para canalizações e produtos refractários, segundo as publicidades da marca.

Agradecemos qualquer informação sobre os designers e pintores das peças LUFAPO.
Agradecemos também aos coleccionadores que cederam imagens das suas peças para esta publicação.






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