Em catálogos de finais da década de 1930 a Companhia apresentava assim as suas secções:
|
Publicidade às fábricas LUFAPO, revista A Arquitectura Portuguesa e Cerâmica e Edificação, 1953. © CMP |
A designação
LUFAPO é construída a partir das palavras
LUsitânia,
FAianças e
POrcelanas, tendo surgido em meados da década de 1940. A fábrica, com sede em Coimbra, situava-se no Loreto, nas imediações da Estação Velha, no edifício onde hoje está instalado o
Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, existindo ainda alguns edifícios pertencentes ao antigo Bairro da Lufapo.
Segundo campanha publicitária publicada na revista
A Arquitectura Portuguesa e Cerâmica e Edificação, a marca LUFAPO será relançada em 1955, sendo redesenhada e aplicada em louça de
design moderno, mantendo-se as marcas Lusitânia e Massarelos, usadas nos modelos tradicionais. É criado um novo logotipo, triangular, com um desenho actualizado, de maior escala e melhor legibilidade do que os anteriores.
|
Logotipo LUFAPO, criada em 1955. © CMP |
Conhecem-se também peças modernas marcadas LUFAPO|Massarelos, com a marca mais antiga, onde a palavra Lusitânia foi substituída por LUFAPO. Como é o caso do prato reproduzido abaixo.
|
Prato marcado LUFAPO|Massarelos © HPS |
|
Marca LUFAPO|Massarelos © HPS |
As peças de faiança decorativa ou utilitária onde que a nova marca é aplicada, são normalmente decoradas com cores fortes e contrastantes, possuindo um enorme apelo gráfico. As formas são curvilíneas, por vezes aproximando-se das
freeforms típicas da década de 1950, outras vezes mais conservadoras, retomando modelos anteriores onde são ensaiadas novas decorações. Regra geral, demonstram fortes influências da produção alemã da mesma época, como já acontecia durante o período entre as Guerras.
Para além das visitas a feiras internacionais, de onde vinham muitos dos modelos de referência, outra importante fonte eram as publicações, em especial revistas inglesas, como a
Pottery Gazette, existentes nas mais importantes fábricas portuguesas. Abaixo, dois
Reference Books da
Pottery Gazette, encontrados na fábrica LUFAPO, como pode constatar-se pelo carimbo.
|
Pottery Gazette & Glass Trade Review: Reference Book and Directory, 1958 e 1966. eBay |
O jarro nas imagens abaixo foi produzido com várias decorações, algumas recuperando os escorridos típicos da produção da Lusitânia, de entre as Guerras, e aparece muitas vezes acompanhado de um conjunto de copos.
|
LUFAPO - jarro, 31,5 cm de altura. Colecção particular. © CMP |
|
LUFAPO - jarro, 31,5 cm de altura. Colecção particular. © CMP |
|
LUFAPO - jarro, marca. Colecção particular. © CMP |
|
LUFAPO - jarro, 31,5 cm de altura. Colecção particular. MdS |
|
LUFAPO - jarra, c.30 cm de altura. Colecção particular. © CMP |
|
LUFAPO - jarra, c.30 cm de altura. Colecção particular. © CMP
|
|
LUFAPO - jarra, marca. Colecção particular. © CMP |
Nestas peças, as decorações são aplicadas manualmente, estampilhadas a aerógrafo ou a pincel. Algumas delas são pintadas com desenhos geometrizados, estilizados, criados para o efeito, estando assinadas pelo respectivo pintor. Sobre estes pintores não possuímos informação, pelo que qualquer adenda será muito bem-vinda.
|
LUFAPO - prato decorado com galo © CMP |
|
LUFAPO - prato decorado com galo, marca e assinatura do pintor. © CMP |
|
LUFAPO - floreira, c. 30 cm de altura. Colecção particular. © CMP |
|
LUFAPO - floreira, c. 30 cm de altura. Colecção particular. © CMP |
|
LUFAPO - floreira, c. 30 cm de altura. Colecção particular. © CMP |
|
LUFAPO - floreira, marca. Colecção particular. © CMP |
Sabe-se que a marca LUFAPO foi usada em louças domésticas e decorativas, louças sanitárias, louças electro-técnicas, azulejos lisos e decorados, mosaicos cerâmicos, ladrilhos hidráulicos, grés para canalizações e produtos refractários, segundo as publicidades da marca.
Agradecemos qualquer informação sobre os
designers e pintores das peças LUFAPO.
Agradecemos também aos coleccionadores que cederam imagens das suas peças para esta publicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário