Responsável por uma das produções de faiança decorativa mais cosmopolitas do século XX em Portugal, a Fábrica Aleluia, Aveiro, afirmou-se pela moderna inventividade das sua criações.
Apesar das notórias influências internacionais, a Aleluia conseguiu, ao longo dos anos, criar um conjunto de linhas de produção, com uma gramática decorativa própria, claramente distintiva dos contextos nacional e internacional.
Numa primeira fase, a fábrica apostou sobretudo na qualidade técnica da pintura, aplicada sobre formas estruturalmente simples, muitas vezes de raiz clássica. Mas, nas décadas de 50 e 60, as formas tornam-se escultóricas, tirando partido da assimetria e da fluidez das linhas curvas, como se de órgãos vivos se tratassem.
Acompanhado as tendências do design cerâmico ocidental, inéditas em Portugal, a originalidade destas peças reside no diálogo entre as formas e um eficiente grafismo de cores fortes, sublinhando os detalhes e acentuando a organicidade dos volumes.
A jarra modelo 798, aqui apresentada com a decoração 'A', é um excelente exemplo destas qualidades. Composta por formas abstractizantes, o seu biomorfismo é reforçado pela pintura de cores planas: branco, laranja vivo e preto; e pelos subtis reflexos do lustre amarelo claro.
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Aleluia - Jarra 798-A, c.1965. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, c.1965. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, c.1965. © CMP |
Esta jarra é composta por dois bojos, à semelhança de alguns contentores para dois líquidos, no entanto, as duas formas fundem-se criando um espaço interno uno, com duas bocas de desenho assimétrico.
Deste modelo conhecem-se as variantes decorativas 'C', em que o branco é substituído por verde claro e 'D', em que o branco é substituído por rosa.
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Aleluia - Jarra 798-A, c.1965. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, c.1965. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, c.1965. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, c.1965. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, detalhe. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, detalhe. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, detalhe. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, detalhe. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, detalhe. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, detalhe. © CMP |
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Aleluia - Jarra 798-A, marca. © CMP |
Modelos semelhantes foram produzidos internacionalmente, tanto em várias fábricas europeias como nos EUA.
Embora a excentricidade da peça a aproxime mais da produção do Norte de Itália, citamos a título de exemplo um modelo em porcelana, fabricado pela
Gerold & Co., em Tettau, Alemanha, cuja base estrutural é a mesma.
A fábrica é fundada em 1904 e revigorada na década de 1950, época de profunda regeneração da indústria alemã, após as restrições impostas pela Guerra, acabando por encerrar em 1999. A Gerold & Co., que no final dos Anos 30 tinha cerca de 160 trabalhadores, em 1955, já tinha aumentado este número para 220, produzindo porcelana para equipamentos eléctricos e objectos utilitários e decorativos, aderindo às mais inovadoras tendências do design da época.
Nesta peça a forma reduz-se à estrutura, sem a adição de qualquer elemento decorativo, à excepção do filete dourado no pé e nas bocas. Tendo por base o mesmo princípio, os dois bojos fundidos, inúmeras variantes foram produzidas por várias fábricas, tanto em faiança como em porcelana.
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Gerold & Co. - Jarra, modelo 6244, 1957. Publicada em Keramik der 50er Jahare - Formen, Farben und Dekore de Horst Makus, ed. Arnoldsche, 2005. |
O modelo 798 da Aleluia, mede 34 cm de altura, descendendo directamente do anterior modelo 560, de menor escala, 17,5 cm de altura, abaixo apresentado em duas versões decorativas, 'A' e 'B'.
A variante decorativa 'A' deverá ser um pouco anterior ou contemporânea do cinquentenário da fábrica, c.1955. Algumas peças da mesma época já
aqui haviam sido mostradas.
Nesta primeira versão, o interior é verde e o exterior é decorado a preto, contrastando com um esmalte de efeito manchado, em tons de castanho, obtido pela mistura de uma substância gordurosa com o pigmento utilizado.
Esta tipologia decorativa é usada num conjunto de peças de formatos variados, que poderíamos agrupar numa série, desenvolvida durante a primeira metade dos Anos 50.
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Aleluia - Jarra 560-A, c.1955. © HPS |
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Aleluia - Jarra 560-A, c.1955. © HPS |
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Aleluia - Jarra 560-A, detalhe. © HPS |
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Aleluia - Jarra 560-A, marca. © HPS |
O modelo maior, 798, provavelmente do inicio da década de 60, já não foi revestido com a decoração acima reproduzida, exibindo antes um grafismo de alto contraste, de forma a explorar os efeitos ópticos tão ao gosto da época. A versão de reduzido tamanho desta opção decorativa, abaixo apresentada, é a 'B' e apenas faz uso das cores planas: branco, preto e laranja; deixando de lado o lustre amarelo que reveste sua "irmã" de maior escala. É, tanto estrutural como decorativamente, uma versão bastante simplificada da peça maior.
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Aleluia - Jarra 560-B, c.1955. © CMP |
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Aleluia - Jarra 560-B, c.1955. © CMP |
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Aleluia - Jarra 560-B, c.1955. © CMP |
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Aleluia - Jarra 560-B, c.1955. © CMP |
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Aleluia - Jarra 560-B, marca. © CMP |
Como é típico na produção Aleluia das décadas de 50 a 60, a par com os carimbos da fábrica pode aparecer a indicação "FABRICADO EM PORTUGAL".
Pintados à mão aparecem ainda, o número relativo à forma, a letra relativa à decoração e, no centro da marca, o símbolo relativo ao pintor.
CMP* reitera o seu profundo agradecimento ao coleccionador HPS, pela cedência de imagens das suas colecções, eterno apoio, colaboração, disponibilidade e constância.
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