No seguimento da anterior publicação Luiz Pacheco entrevista Luís Ferreira da Silva, reproduzimos agora o texto do mesmo autor, “O Caso Ferreira da Silva”.
Retomando antigas inquietações, Luiz Pacheco faz publicar este escrito de intervenção no folheto de título genérico "Maravilhas & Maravalhas Caldenses", em Outubro de 1966, anunciado como o primeiro de uma série. Este documento de dezoito páginas, impressas em stencil e agrafadas, com tiragem de 100 exemplares numerados e assinados pelo editor, continha ainda uma carta ao ministro da Saúde e Assistência denunciando as debilidades da assistência materno-infantil nas Caldas da Rainha e o texto "Memorial, Na Morte de António Pedro".
A publicação vem na sequência de outras anteriores, assinadas Delfim da Costa o Cangalheiro da Cidade, pseudónimo que servia de abrigo a vários autores. O escritor editava e vendia estes cadernos como fonte imediata de receitas, mas sobretudo pretendendo abalar o meio cultural e literário estabelecido, com conteúdos muitas vezes satíricos e de crítica de costumes.
O folheto imediatamente precedente, redigido apenas por Pacheco, foi lançado em Setembro de 1965, também nas Caldas da Rainha. Uma folha A3, dobrada em quatro, com o título "O Prato do Diabo. 30 Coplas de pé quebrado compostas e musicadas cantadas por Delfim da Costa, o Cangalheiro da Cidade". Essas coplas visavam os poetas sadinos, o filósofo António Quadros e o pintor Figueiredo Sobral (1926-2010), ridicularizado por Pacheco em várias ocasiões, após uma exposição de obras suas no Café Central, no Verão de 1965. Nestas quadras profere já elogiosa referência à produção da SECLA, a 'casa' de Ferreira da Silva:
Embora "O Caso Ferreira da Silva" se reporte à situação concreta do ceramista, aquando da atribuição, pela Fundação Calouste Gulbenkian, de uma bolsa de estudo que permitirá a sua permanência em Paris, durante o ano seguinte, ele constitui sobretudo mais um documento de denúncia, entre os muitos produzidos por Pacheco, sobre a condição do artista (plástico ou literário) em Portugal, dos quais o mais lapidar seria "O Cachecol do Artista", que havia escrito sobre si próprio.
Demonstrando genuína preocupação com a situação de um amigo, Luiz Pacheco não deixa de tecer aguçada crítica ao modo com este se deixa tomar pelas circunstâncias, não permitindo que elas se alterem. Em carta dirigida a Jaime Salazar Sampaio (1925-2010), datada de 28 de Maio de 1966, Pacheco afirma sobre Ferreira da Silva: "ceramista dos melhores, dizem, que já duvido de tudo. Travei com este tipo, durante mais de um ano, aquele nosso conhecido combate: não te deixes ir abaixo! Faze o teu melhor! Luta pela tua Arte! Então esse orgulho?" Explica ainda que o artista teria acabado de perder, pela terceira vez, a bolsa da Gulbenkian e que recebera o Prémio Soares dos Reis do SNI, embora lhe tivesse afirmado que o recusara. "Falava-me numa homenagem a Espártaco em barro da Secla e o que faz é dançar o yé-yé. Coisa e outra, grandes dissabores ao procurar desviá-lo das meadas em que se debate!"
A publicação vem na sequência de outras anteriores, assinadas Delfim da Costa o Cangalheiro da Cidade, pseudónimo que servia de abrigo a vários autores. O escritor editava e vendia estes cadernos como fonte imediata de receitas, mas sobretudo pretendendo abalar o meio cultural e literário estabelecido, com conteúdos muitas vezes satíricos e de crítica de costumes.
O folheto imediatamente precedente, redigido apenas por Pacheco, foi lançado em Setembro de 1965, também nas Caldas da Rainha. Uma folha A3, dobrada em quatro, com o título "O Prato do Diabo. 30 Coplas de pé quebrado compostas e musicadas cantadas por Delfim da Costa, o Cangalheiro da Cidade". Essas coplas visavam os poetas sadinos, o filósofo António Quadros e o pintor Figueiredo Sobral (1926-2010), ridicularizado por Pacheco em várias ocasiões, após uma exposição de obras suas no Café Central, no Verão de 1965. Nestas quadras profere já elogiosa referência à produção da SECLA, a 'casa' de Ferreira da Silva:
(...)
Os que são de Arte ilustrados
Os que são de Arte ilustrados
Preferem uma outra tecla
Compram os barros assados
Na padaria da Secla.
(...)
(...)
Conjunto de peças da autoria de Ferreira da Silva, SECLA, Anos 50 a 60. Colecção Jorge Ferreira, Caldas da Rainha. © CMP |
Embora "O Caso Ferreira da Silva" se reporte à situação concreta do ceramista, aquando da atribuição, pela Fundação Calouste Gulbenkian, de uma bolsa de estudo que permitirá a sua permanência em Paris, durante o ano seguinte, ele constitui sobretudo mais um documento de denúncia, entre os muitos produzidos por Pacheco, sobre a condição do artista (plástico ou literário) em Portugal, dos quais o mais lapidar seria "O Cachecol do Artista", que havia escrito sobre si próprio.
Luiz Pacheco, na Praça da República (também conhecida por 'Praça da Fruta') e no Casal da Rochida, Caldas da Rainha, c.1965. |
Demonstrando genuína preocupação com a situação de um amigo, Luiz Pacheco não deixa de tecer aguçada crítica ao modo com este se deixa tomar pelas circunstâncias, não permitindo que elas se alterem. Em carta dirigida a Jaime Salazar Sampaio (1925-2010), datada de 28 de Maio de 1966, Pacheco afirma sobre Ferreira da Silva: "ceramista dos melhores, dizem, que já duvido de tudo. Travei com este tipo, durante mais de um ano, aquele nosso conhecido combate: não te deixes ir abaixo! Faze o teu melhor! Luta pela tua Arte! Então esse orgulho?" Explica ainda que o artista teria acabado de perder, pela terceira vez, a bolsa da Gulbenkian e que recebera o Prémio Soares dos Reis do SNI, embora lhe tivesse afirmado que o recusara. "Falava-me numa homenagem a Espártaco em barro da Secla e o que faz é dançar o yé-yé. Coisa e outra, grandes dissabores ao procurar desviá-lo das meadas em que se debate!"
Ferreira da Silva, O Escriba (retrato de Luiz Pacheco), monotipia, Bombarral, 1966. Colecção do Partido Comunista Português (doação do escritor). |
Luiz Pacheco resolve então tornar público este 'combate', editando "O Caso Ferreira da Silva":
"Uma cidade de passagem, sem vida cultural própria; um patronato guloso das horas, da imaginação criadora de quem o serve, e enredado, estandardizado no afã comercialista rotineiro; uma mulher limitada porém humaníssima nos seus anseios e reacções de fêmea, de mãe. Registo: uma esposa portuguesa, patrões egoístas portugueses, uma cidade pequenina e portuguesa conspiram, talvez inconscientemente, cada qual para seu lado, numa acção desconcertada mas não menos eficaz, não menos perigosa para a vítima; parecem todos apostados em; ou podem vir a estar em vias de DESTRUIR UM ARTISTA.
Como é de Caldas da Rainha que falo, era escusado dizer-lhe o nome, tão conhecido ele é. E não só nas Caldas, e não só no País inteiro (Prémio Soares dos Reis da Escultura, obtido em 1964 no Salão da Primavera da S.N.B.A.) mas internacionalmente. Um Artista português com audiência, com clientela internacional. ‘tá-qui diante de mim um papelinho impresso, dum senhoreco americano, Mister George H. Frost, de Nova-Iorque, bem explícito a tal respeito. Diz assim: “Unique studio pieces: each an original signed work of art. Pots, plaques, jars, jugs, bowls or purely imaginative creations; suitable for lamps, flower arrangements, etc., or to stand alone like fine statuary just for looking at and enjoying. Gay, witty, colorful, they are mostly the production of the portuguese ceramist, Ferreira da Silva”.
Publicidade às peças de Ferreira da Silva importadas para os EUA por George H. Frost, Frost Ceramic Imports, na publicação Building Products Guide for Interior Design and Decorating, 1960. Imagem publicada em A Nova Cerâmica da Caldas, da autoria de Alberto Pinto Ribeiro, 1989. |
Ferreira da Silva - Garrafa decorativa, c.65 cm de altura, SECLA, década de 1960. Colecção do Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha. © CMP |
Mas este será, vamos! o ponto de vista do importador, de um Marchand que de tolo pouco tenha. E a crítica? Leia-se o nº37, Junho de 1962, da revista francesa Aujourd’hui, de Arte e Arquitectura, a pág. 55, numa nótula à II Exposição Gulbenkian, efectuada em Lisboa. Começa assim: “L’art portugais est à peu près inconnu à l’étranger. Les représentations officielles aux grandes biennales sont délaissées par la presque totalité des artistes portugais valables, les échanges culturels sont nuls et le Marché inexistant; on reste là-bas pratiquement coupé de la vie artistique internationale”. A entrada é desanimadora, mas passados 4 anos já, por certo, não se comprova pelos factos. Mas tenham a bondade de ler o último parágrafo da dita nótula: “Si les gravures exposées font état d’um mouvemente national assez intéressant (Cid, Charrua, Pomar), il n’en va pas de même avec la sculture oú, parmi de piètres oeuvres démodées (celles de Rocha, Cutileiro e Pomar mises à part) on ne saurait remarquer que l’inconformisme criant de Ferreira da Silva, par qui le scandale arriva à Lisbonne...” Assinado: J.A. França.
Capa da revista francesa Aujourd'Hui art et architecture, nº37, 1962. |
Ferreira da Silva e escultura em ferro, exterior da SECLA, c.1966. Imagem publicada no Suplemento da Gazeta das Caldas dedicado a Ferreira da Silva, 28 de Dezembro de 2001. |
Ferreira da Silva - Escultura de parede, ferro. Colecção Jorge Ferreira, Caldas da Rainha. © CMP |
Ora esse é o drama actual (o talento por si só vale muito, mas se não zelarem por ele estiola) de Ferreira da Silva.
Conheço-o bem, a ele e ao seu drama. Há perto de dois anos, numa amizade atenta, numa camaradagem em que não lhe regateei louvores e apoios, mas soube ser também brusco e leal nos reparos, tive tempo de sobra para estudar e definir o seu tipo bastante singular. Dum ponto de vista estético, nele se congregam o artífice de vasta experiência com as características que marcam o Artista criador: carga instintiva, imaginação e, até, pendor humanista, porque é um revoltado de classe, um inconformista por temperamento. À humildade do artesão (é vê-lo na sua oficina da Secla, como reparei e sublinhei numa entrevista publicada no Jornal de Letras e Artes) alia-se o orgulho, a imponente, espectacular arrogância do Artista (é vê-lo cá fora na Praça, e isso Caldas inteira reparou já; é ouvi-lo como ataca, irado, as vaidadezinhas dos amadores, só simpáticos na sua pertinácia e, vá lá, úteis como público mais esclarecido num meio restrito como é o caldense).
Encaminhado desde muito novo para a vida artística, F.S. percorreu no campo da escultura, da cerâmica e também da gravura, desenho, pintura, todos os graus, cumpriu todas as tarefas, até atingir a posição de que hoje desfruta. É um profissional. Um mestre, principalmente em escultura e cerâmica. Quem sou eu, que percebo eu disso para o dizer? Mas di-lo (por exemplo) o Areal, o Nelson di Maggio, o Figueiredo Sobral. Repetiu-mo há dias a Clara de Oliveira que por duas vezes veio às Caldas aprender cerâmica com ele. Dizem-no, com a sua responsabilidade, os membros do júri da Fundação Gulbenkian que lhe atribuíram a bolsa, sem que o F.S. tenha nada do insistente maçador que não larga a Gulbenkian. Escreveu-lho o Sèlles Paez. Sabem-no todos os seus camaradas da Secla.
Ferreira da Silva, SECLA, c.1965. Imagem publicada no catálogo Estúdio SECLA - Uma Renovação na Cerâmica Portuguesa, edição do Museu Nacional do Azulejo, 1999. |
Eu nem sei se os Caldenses já repararam bem, mas devem a este rapaz uma nova visão. Na verdade, vou a casa de um Amigo, a um consultório, visito um Mecenas e, de repente, estamos envolvidos numa atmosfera F.S., isto é, num mundo de formas e cor que o F.S. criou e é inconfundível. Aquele painel na Tertúlia, o belo mural em casa do Vítor Sebastião, o Ferro-velho do Vasco Luís (autêntico Museu F.S.), as esculturas e decorações do Inferno d’Azenha seriam, serão um dia lugar de romagem para turistas, a haver nesta terrinha um pouco de amor pelas coisas de cá, um serviço turístico a sério.
Fachada do Inferno d'Azenha, Caldas da Rainha. Fotografia © Margarida Araújo. |
Inferno d'Azenha, Caldas da Rainha. Fotografia © Margarida Araújo. |
Ferreira da Silva - escultura em ferro, Inferno d'Azenha, Caldas da Rainha. Fotografia © Margarida Araújo. |
Ferreira da Silva - placa cerâmica, Inferno d'Azenha, Caldas da Rainha. Fotografia © Margarida Araújo. |
(...) Não lhe regateemos louvores, nem o poupemos em nossas críticas. Pergunta directa: como é que um Artista assim dotado pela Natureza e experimentado numa técnica, cuja bagagem cultural decerto não é tão extensa como seria de lhe exigir mas é muito mais vasta (e intensa, já que se trata de um instintivo, um sensual) do que ele aparenta; como é que um consagrado, já laureado, possuindo clientela e admiradores entre peritos, está em riscos de perecer (como Artista, bem entendido)? Isso é outra história, outra verdade. Na citada entrevista, Clara de Oliveira afirmou-me: “A Arte de F.S. não evoluiu nada de há um ano para cá”. Pode objectar-se que um ano, na vida de um Artista, conta pouco. Outrossim, poderá perguntar-se é se a criação do F.S. teria condições de evoluir, aqui, nesta encantadora pequena cidade de província, onde vale a pena vir só pelos pêcegos enormes... e aqui é que bate o ponto e somos todos aqui cúmplices ou culpados cada qual à sua escala nesta não-evolução. Caldas é um meio privilegiado para a criação artística, mas tanta facilidade conduz à dolce vita, ao farniente. Ao optimismo. E este, ao deixa andar, à repetição, à glóriola local que localmente se contenta. O mais precavido cai nisso. A tendência geral é para o nivelamento. Assim, meios esteticamente avançados, onde a competição é árdua, produzem artistas superiores; em meios de débil exigência, de vida fácil, os artistas são sugados para a facilidade, a não exigência consigo próprios. Falhos de convivência, de estímulo esclarecido, de público, em suma, tendem para o narcisismo, para a mitomania.
São palavras duras de ouvir?
A mim próprio as digo muitas vezes. No caso de Ferreira da Silva sabem-no muitos que não exagero. Que ele está nas melhores condições (de idade, de vigor oficinal, de ambições, de possibilidades materiais) de levar para a frente a sua criação. Dispõe de uma bolsa para se especializar em Paris. Façamos-lhe então uma homenagem pública e um favor pessoal que em nosso proveito reverterá (porque o que faz um Artista interessa a todos): incitemo-lo. Não o desviemos da sua carreira. Acreditemos nele e nela. O companheirismo fácil é cómodo. A convivência exige a lealdade. O caso (artístico) F.S. não está encerrado. Talvez, quem sabe?, vá entrar numa fase decisiva. Não estou, ninguém nas Caldas deve ficar, indiferente à sua personalidade como à sua obra futura."
Ferreira da Silva - Garrafa decorativa, 71,5 x 41 x 18 cm, SECLA, década de 1960. Colecção do Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha. © CMP |
Ferreira da Silva - Garrafa decorativa, 71,5 x 41 x 18 cm, SECLA, década de1960. Colecção do Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha. © CMP |
Ferreira da Silva - Garrafa decorativa, detalhe, SECLA, década de 1960. Colecção do Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha. © CMP |
Ferreira da Silva - Garrafa decorativa, c.75 cm de altura, SECLA, década de 1960. Colecção Jorge Ferreira, Caldas da Rainha. © CMP |
Ferreira da Silva - Garrafa decorativa, detalhe, SECLA, década de 1960. Colecção Jorge Ferreira, Caldas da Rainha. © CMP |
Ferreira da Silva - Garrafa decorativa, detalhe, SECLA, década de 1960. Colecção Jorge Ferreira, Caldas da Rainha. © CMP |
Desenvolve práticas de cerâmica e escultura na Academie de Paris - École Métiers d'Art (ENSAAMA), onde trabalha ainda técnicas como o vitral, o estafe ou a tapeçaria. Integra-se na diversidade de nacionalidades dos alunos que frequentavam a escola, como explica em entrevista à Gazeta das Caldas, Dezembro de 2001: "Já levava um conhecimento bom de cá que me dava a possibilidade de trabalhar com os professores e outros artistas. (...) Ainda hoje a minha formação continua agarrada a esses tempos."
A experiência parisiense não terá sido especialmente profícua em trabalho cerâmico. Embora em França, a cerâmica tivesse conhecido um enorme incremento após a II Guerra, com vários ceramistas vindos de Paris a estabelecerem-se no Sul, na região de Vallauris, as experiências desenvolvidas por Picasso na Madoura ou a obra de referência de George Jouve (1910-1964), este era um fenómeno aparentemente pouco absorvido pelos meios académicos. Assim, Ferreira da Silva parece não ter tido a oportunidade de prosseguir o experimentalismo que caracterizava o seu trabalho precedente, regressando a Portugal em Junho de 1968, com Maio ainda vivo na memória, pronto a operar uma viragem estética na sua produção cerâmica.
Ferreira da Silva, Estúdio SECLA, 1968. Imagem publicada no Suplemento da Gazeta das Caldas dedicado a Ferreira da Silva, 28 de Dezembro de 2001. |
Ferreira da Silva - placa cerâmica, SECLA, c.1969. Fotografia © Margarida Araújo. |
Ver também:
CMP* agradece ao coleccionador Jorge Ferreira e à fotografa e investigadora Margarida Araújo, pelas suas valiosas contribuições.
Nota: Transcrições de "O Caso Ferreira da Silva" e excertos de cartas, feitas a partir do suplemento da Gazeta das Caldas, de 11 de Janeiro de 2008, publicado aquando da morte de Luiz Pacheco. Imagens e informações adicionais retiradas do suplemento do mesmo jornal, dedicado a Ferreira da Silva, de 28 de Dezembro de 2001. Outras informações retiradas de: George, João Pedro - Puta que os Pariu!: A Biografia de Luiz Pacheco. Lisboa: Tinta da China, 2011.
Muito obrigado.
ResponderEliminarNão é para agradecer :)
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