Os padrões abstractos e geométricos com raízes nas propostas da Bauhaus e da Art Déco, consubstanciam as tendências modernas, sobretudo a partir da década de 20.
Em Portugal, estes padrões foram produzidos em muito menor quantidade do que noutros países, como a Alemanha e os Estados Unidos da América, o conservador gosto dominante exigia ornamentos florais e elementos de inspiração Rococó ou folclórica.
A Fábrica de Loiça de Sacavém introduz os padrões geométricos em estampilha, tanto com pintura a aerógrafo como manual, no início dos Anos 20.
A decoração nº 937, para tijelas formato Douro (conforme descrito no desenho), com pintura a aerógrafo, usada nas décadas de 30 e 40, aparece em duas variações, A – em azul e magenta e B – em verde e laranja.
Em Portugal, estes padrões foram produzidos em muito menor quantidade do que noutros países, como a Alemanha e os Estados Unidos da América, o conservador gosto dominante exigia ornamentos florais e elementos de inspiração Rococó ou folclórica.
A Fábrica de Loiça de Sacavém introduz os padrões geométricos em estampilha, tanto com pintura a aerógrafo como manual, no início dos Anos 20.
A decoração nº 937, para tijelas formato Douro (conforme descrito no desenho), com pintura a aerógrafo, usada nas décadas de 30 e 40, aparece em duas variações, A – em azul e magenta e B – em verde e laranja.
Decoração nº 937 A e B, a aplicar em tigelas formato Douro. © CMP |
Tigela formato Douro, com a decoração nº 937 B. © CMP |
Marca de fábrica acompanhada da indicação 937.B. © CMP |
O desenho para decoração Criss-Cross, também para o formato Douro, com pintura manual em tons de amarelo e castanho, está datado dos Anos 30 a 50.
Decoração Criss-Cross, a aplicar em tigelas formato Douro. © CMP |
Desconhece-se se esta proposta decorativa chegou realmente a ser produzida, qualquer informação sobre este assunto poderá aqui ser acrescentada.
Demonstra, no entanto, claras influências dos padrões para a loiça utilitária Vernonware, desenhados por Gale Turnbull, para a firma californiana Vernon Kilns, desde o final da década de 30 até ao seu encerramento no fim dos Anos 50, em especial o padrão Organdie.
Demonstra, no entanto, claras influências dos padrões para a loiça utilitária Vernonware, desenhados por Gale Turnbull, para a firma californiana Vernon Kilns, desde o final da década de 30 até ao seu encerramento no fim dos Anos 50, em especial o padrão Organdie.
Taça Vernonware, formato Montecito, decoração Organdie, com 20 cm de diâmetro. Vernonware |
Conjunto de taças Vernonware, com decoração Organdie em formato Montecito. Vernonware |
Jarro Vernonware, decoração Organdie, com 28,5 cm de altura. eBay |
Manteigueira Vernonware, decoração Organdie em formato Montecito. eBay |
Prato com divisórias Vernonware, decoração Organdie em formato Montecito. eBay |
Prato com pegas Vernonware, decoração Organdie em formato Montecito. eBay |
Marca de fábrica Vernonware, padrão Organdie, utilizada nas décadas de 30 e 40. eBay |
Estabelecida em Los Angeles, Califórnia, em 1931, a Vernon Kilns produziu loiça de uso doméstico e decorativa, com figuras de estrelas de cinema e temas retirados dos filmes da Walt Disney em 1941 e 42.
A empresa fechou em 1958, tendo sido responsável pela criação de mais de mil peças com formatos e decorações diferentes, a maior variedade e quantidade alguma vez produzidas por uma fábrica de cerâmica californiana.
De 1936 até ao início dos Anos 40 as peças com maior sucesso, fabricadas pela Vernon Kilns, foram os pratos decorativos desenhados por Rockwell Kent.
A partir de 1936-37, May & Vieve (Genevieve) Hamilton foram responsáveis pelo desenho de padrões para aplicação em loiça de uso doméstico, tendo atingido um enorme sucesso com os padrões Rhythmic e Rippled, ambos ao gosto Art Deco.
A empresa fechou em 1958, tendo sido responsável pela criação de mais de mil peças com formatos e decorações diferentes, a maior variedade e quantidade alguma vez produzidas por uma fábrica de cerâmica californiana.
De 1936 até ao início dos Anos 40 as peças com maior sucesso, fabricadas pela Vernon Kilns, foram os pratos decorativos desenhados por Rockwell Kent.
A partir de 1936-37, May & Vieve (Genevieve) Hamilton foram responsáveis pelo desenho de padrões para aplicação em loiça de uso doméstico, tendo atingido um enorme sucesso com os padrões Rhythmic e Rippled, ambos ao gosto Art Deco.
Prato Vernonware, formato Montecito, 30,5 cm de diâmetro, decoração Organdie na variação T-501. Vernonware |
Cafeteira Vernonware, formato Montecito, decorada com a variação do formato Organdie, T-504. Vernonware |
Cafeteiras Vernonware, formato Montecito, nas variações da decoração Organdie T-602, T-604 e T-605. Vernonware |
O padrão Oragandie, desenhado por Gale Turnbull, foi produzido de 1937 a 1958, no formato Montecito, e dá início a uma vasta gama de variações posteriores da mesma autora:
Bel Air, produzido em 1948 no formato San Marino; Calico, produzido entre 1949 e 1954 (e em 1955 apenas por encomenda) no formato Montecito; Gingham e Homespun, produzidos entre 1949 e 1958 no formato Montecito; Mexicana, produzido entre 1950 e 1955 em ambos os formatos; Mojave e Gayety ambos produzidos no formato San Marino; Tam O'Shanter, produzido entre 1949 e 1958 no formato Montecito e Tweed, produzido entre 1950 e 1954 (e em 1955 apenas por encomenda) também no formato Montecito.
Bule Vernonware, formato San Marino, decoração Bel Air. eBay |
Prato pequeno Vernonware, formato Montecito, decoração Calico. Vernonware |
Bule Vernonware, formato Montecito, decoração Gingham. Flickr |
Prato raso Vernonware, formato Montecito, decoração Homespun. iOffer |
Chávena Vernonware, decoração Mexicana. eBay |
Açucareiro Vernonware, formato San Marino, decoração Mojave. Vernonware |
Leiteira Vernonware, formato Montecito, decoração Tam O'Shanter. eBay |
Os desenhos aqui publicados fazem parte do acervo do Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso e estão visíveis na exposição A Geometria das Cores, patente no Museu de Cerâmica de Sacavém até 31 de Dezembro de 2011.
Ah! Eu adoro os efeitos art-decó que são conseguidos apenas com uma aerógrafo, e moldes vazados!
ResponderEliminarPermita-me lhe apresentar este post de minha autoria. Não são ricos em informações como os de vocês, mas mesmo assim acho válido apresentar, pelos paralelos que podem ser criados:
http://porcelanabrasil.blogspot.com/2010/02/loucas-art-deco-no-brasil.html
abraços!
Olá Fábio, obrigada pela referência.
ResponderEliminarO tête-à-tête da Fabrica de Louças Adelinas é impressionante.
Os paralelismos com a produção internacional são fundamentais, portanto as suas achegas serão sempre bem-vindas.
Saudações,
CMP*