terça-feira, 9 de agosto de 2011

Jarra - Raul da Bernarda

Jarra produzida pela fábrica Raul da Bernarda, provavelmente durante as décadas de 50 e 60. 
Formato 600, configuração assimétrica com 30 cm de altura, 26 de largura e 8 de espessura, este modelo foi produzido com várias decorações que,  regra geral, se encontram  apenas concentradas na parte da frente da jarra.
O motivo decorativo 17, aplicado em vários tipos de peças (pratos, travessas, etc.), consiste numa cena nocturna num bairro popular lisboeta, onde, em primeiro plano, sobre um fundo de casario, figura um casal envergando trajes típicos, acompanhado de um gato.
Toda a figuração é preenchida com vidrados coloridos relevados sobre fundo preto baço, as linhas são esgrafitadas e o interior da peça é de um vidrado amarelo brilhante.


Raul da Bernarda - Jarra, modelo 600. © CMP


Raul da Bernarda - Jarra, modelo 600. © CMP

Raul da Bernarda - Jarra, modelo 600. © CMP

Raul da Bernarda - Jarra, modelo 600. © CMP


É evidente a proximidade formal e temática com a ilustração e o cartoon da época, para além das já identificadas influências italianas, aqui, mais especificamente, das peças produzidas na República de San Marino.
Muitas das peças produzidas nesta república, entre o final dos Anos 30 e o final dos Anos 60, eram para consumo turístico e apresentavam marcas carimbadas de várias regiões de Itália, embora fossem de facto fabricadas em San Marino.


República de San Marino - Placa de parede ou travessa. eBay

República de San Marino - Placa de parede ou travessa, detalhe. eBay

Exemplo de marca carimbada da cerâmica Libertas, San Marino.

As manufacturas mais relevantes em San Marino durante este período temporal foram:
Marmaca - operou de 1940 a 1964.
Titano (do Monte Titano, onde se situa a RSM) - operou de 1952 a 1981. 
Arcas - operou de 1954 a 1981/82.
SAM (Società Anonima Marina) - de 1955 a 1989.
SACAS (em 1964 passa a chamar-se ACAS, Artigianato Ceramiche Artistiche Sammarinesi) - operou de 1954 a 1990.
Libertas - de 1955 a 1987.
Masi - de 1937 a 1949.
Stella Polare - de 1962 a 1989. 
Muitas destas fábricas produziram peças com características formais semelhantes e relativamente fáceis de identificar, associando a desenvoltura pictórica italiana dos motivos figurativos, às influências alemãs, nos vidrados espessos, onde os coloridos de altas temperaturas contrastam com fundos negros.
Estas peças, tal como as alemãs do mesmo período, são muitas vezes identificadas como "Fat Lava", devido às texturas fortes e rugosas, tão em voga nos Anos 60.

Alguns exemplares da produção alemã (da antiga República Federal da Alemanha), muitas vezes apenas numerados e marcados West Germany, ou com visíveis identificações de fábrica, apresentam figurações similares às peças Raul da Bernarda.


Ruscha-Keramik (Alemanha Federal) - Placa de parede, com figuras japonesas. eBay

Ruscha-Keramik - Marca de fábrica. eBay

Raul da Bernarda - Jarra, modelo 600, detalhe. © CMP


A Ruscha-Keramik foi uma das companhias fundadoras do novo movimento de design cerâmico na Alemanha, quando em 1954 introduziu o modelo 313, um jarro de formas curvas e elegantes, desenhado por Kurt Tschörner, que recupera as ideias da Bauhaus e do primeiro modernismo.


Ruscha-Keramik - Jarro modelo 313, 1954. eBay

No pequeno prato Ruscha, modelo 712 (1960), com a decoração Paris (1956-58), apresentado abaixo, a figura do gato apresenta semelhanças óbvias com o gato presente em várias peças Raul da Bernarda do mesmo período.
 

Ruscha-Keramik - Prato modelo 712, detalhe com gato, c.1960. eBay

Ruscha-Keramik - Marca de fábrica. eBay


Gato presente em vários motivos decorativo Raul da Bernarda dos Anos 60. © CMP


As peças desenhadas em 1960, por Ursula Schonhaber, para a linha "Adolescentes"  da Ü-Keramik, a companhia alemã fundada em 1909 por Johann Uebelacker, também podem ser citadas como referência, pelas suas cores fortes sobre fundo negro, em desenhos ilustrativos esgrafitados.


Ü-keramik - Prato triangular com ilustração de Ursula Schonhaber. RetroFatLava

Ü-keramik - Marca de fábrica 568 (modelo) / 13 (tamanho). RetroFatLava


Tal como Ursula Schonhaber retrata cenas estereotipadas da vida dos adolescentes, também as peças Raul da Bernarda mostram estereótipos populares portugueses. 
Estas figuras, muito comuns nas artes decorativas da época, integram perfeitamente a imagem dos tipos regionais, fomentada pela política cultural do Estado Novo. 
Qualquer informação sobre a concepção destes motivos, quem foram os ilustradores, os pintores ou a autoria das peças, poderá aqui ser acrescentada.



Raul da Bernarda - Jarra, modelo 600, detalhe. © CMP
Raul da Bernarda - Jarra, modelo 600. © CMP
Raul da Bernarda - Jarra, marca de fábrica. © CMP

A marca de fábrica aparece pintada à mão, com a referência 600 (modelo) / 17 (decoração).



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